Hugo Jorge - Psicologia & Counselling - Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Prínc
Formação em Psicologia, Life Coach. Ludoterapeuta. Pós-graduado em Counselling

01 Outubro 2007
O Counselling (Aconselhamento Psicológico) ocorre quando um counsellor (profissional que pratica Counselling) acompanha um cliente num contexto privado (geralmente em clínica médica ou consultório) e confidencial para explorar as dificuldades que este último enfrenta, as incongruências que sente, os conflitos que vive, a sua insatisfação geral ou a perda de sentido na sua vida. O Counselling é uma forma de relação de ajuda que não se encontra direccionada para pessoas com patologias mais profundas.

Através da escuta atenta e paciente o counsellor começa a perceber as dificuldades através do ponto de vista do cliente e pode ajudá-lo a ver os problemas de forma mais clara, possivelmente através de uma perspectiva diferente. Esta forma de relação de ajuda permite que o cliente faça escolhas, implemente mudanças e reduza a instabilidade presente na sua vida. O counsellor não oferece conselhos ou dirige o cliente numa determinada direcção ou leva-o a tomar um caminho. O Counselling deve ser visto como uma maneira de ajudar o indivíduo a ajudar-se a si mesmo. A ênfase é colocada nos recursos internos e na capacidade natural para crescer que existe em cada pessoa.

Nas sessões de Counselling o cliente pode explorar os vários aspectos da sua vida e sentimentos, falando deles livre e abertamente de uma maneira que raramente é possível com amigos e família. Sentimentos que são muitas vezes escondidos ou reprimidos, como o medo, a ansiedade, o luto, a dor e a humilhação podem tornar-se muito intensos e perturbadores da qualidade de vida da pessoa, caso este não tenha a oportunidade de lidar com eles construtivamente. O counsellor propícia um clima no qual o cliente realizará os seus insights – ver-se a si próprio com maior clareza e aceitar as suas atitudes de forma mais completa.

Este crescimento psicológico é a descoberta pessoal do caminho de ajustamento às realidades e exigências da vida. Em suma, cada consulta de Counselling é um espaço de empatia, compreensão e aceitação, onde a pessoa (criança, jovem ou adulto) pode fazer uma avaliação mais objectiva da situação/problema em que se encontra e encontrar estratégias de resolução e crescimento.
publicado por Hugo Jorge às 15:22

Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
15
19
20

23
26
27

28


Analytics
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO