Hugo Jorge - Psicologia & Counselling - Portugal, Australia, Moçambique
Formado em Psicologia. Life Coaching. Ludoterapia. Counselling. NOVA PAGINA www.hugojorge.com

11 Outubro 2007
As doenças psiquiátricas afectam, anualmente, cerca de um milhão de portugueses. O director da Comissão para Reestruturação da Saúde Mental alerta para o facto de se tratar de um problema de saúde pública grave, para o qual falta, muitas vezes, o apoio necessário, nomeadamente a nível psicossocial.

As doenças psiquiátricas afectam anualmente cerca de um milhão de portugueses. Os dados são avançados no Dia Mundial da saúde Mental.

Ouvido pela TSF, o director da Comissão para Reestruturação da Saúde Mental alertou para o facto de as doenças psiquiátricas afectarem muitos portugueses, constituindo mesmo um problema de saúde pública grave.

«Todos os anos, teremos mais de um milhão de pessoas com doenças psiquiátricas diagnosticadas», afirmou Caldas de Almeida, destacando as «perturbações de ansiedade e depressão».

O responsável apontou ainda outros problemas de saúde pública «graves», embora menos frequentes, como é o caso das «psicoses, esquizofrenia, a doença bipolar, assim como os problemas ligados ao abuso de álcool e drogas».

Apesar do número elevado de doenças psiquiátricas, há doentes que não têm a ajuda necessária, conforme explicou Caldas de Almeida.

«Comparando com os países europeus, os estudos revelam que Portugal não está numa situação brilhante», alertou, acrescentando que «em termos de apoio clínico, a qualidade dos serviços portugueses é praticamente equivalente à dos outros países».

No entanto, sublinhou, «quando falamos de apoios e cuidados a nível psicossocial, sobretudo o apoio à família, à reabilitação, ao acompanhamento de pessoas com doenças crónicas, Portugal fica muito atrás dos outros países».

Fonte: TSF On-line - 10.10.2007
publicado por Hugo Jorge às 15:31

Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
15
19
20

23
26
27

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Analytics
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

27 seguidores

pesquisar
 
blogs SAPO