Hugo Jorge - Psicologia & Counselling - Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Prínc
Formação em Psicologia, Life Coach. Ludoterapeuta. Pós-graduado em Counselling

17 Outubro 2007
O termo doença terminal é utilizado para designar qualquer doença crónica em um estágio avançado, geralmente com insuficiência de órgãos-alvo e iminência de morte. O paciente nesse estágio é chamado de paciente terminal e a ele são oferecidos cuidados paliativos (temporários) para melhorar a expectativa e/ou a qualidade de vida.

***

A morte exerce no ser humano um misto de fascínio e medo. É uma vivência singular que tem sofrido alterações ao longo dos tempos. Tem variado de sociedade para sociedade, de cultura para cultura, de família para família e de indivíduo para indivíduo. A morte é sempre um acontecimento que perturba a vida do Homem, na medida em que representa o desconhecido e a nossa finitude.

A morte é um acontecimento com o qual os profissionais de saúde se confrontam no dia a dia. Devido à natureza dos seus cuidados, o enfermeiro é um dos profissionais de saúde que vivencia mais directa e imediatamente o processo de morte de alguém.

Embora a evolução da medicina e o progresso tecnológico sejam uma realidade, chega sempre o momento em que nos aproximamos da última etapa do ciclo de vida, a morte. Na morte anunciada, o caminho a percorrer é irrepetível, algumas vezes difícil e doloroso podendo passar por várias etapas e desencadear diferentes reacções. Ao ser diagnosticada uma doença terminal, a pessoa é submetida a um período particularmente difícil da sua existência, que corresponde à fase terminal da vida.

Fonte: Ordem dos Enfermeiros

***

A AMARA é uma associação sem fins lucrativos que se propõe contribuir para o acompanhamento das pessoas em fim de vida e das suas famílias de forma a proporcionar-lhes mais dignidade e serenidade na vida e na morte. A AMARA empenha-se também em contribuir para modificar a visão que a sociedade tem da morte, ajudando a que esta seja encarada de forma mais natural.

Descubra mais sobre a AMARA
publicado por Hugo Jorge às 15:35

Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
15
19
20

23
26
27

28


Analytics
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO