Idosos da Santa Casa de Misericórdia de Barcelos têm-se deslocado ao Horto Municipal de Esposende, desenvolveu acções de Horticultura Terapêutica, inserida no Programa Ambiente Sénior da Autarquia. Além da visita ao Horto Municipal, os idosos realizam algumas plantações em floreiras que lhes foram depois oferecidas, possibilitando que possam, no lar, dar continuidade à iniciativa desenvolvida.
O Projecto de Horticultura Terapêutica caracteriza-se por um conjunto de programas de terapia e reabilitação, que se traduzem em actividades como a jardinagem e o contacto com o mundo natural e com as plantas. Tendo como grupos alvo os idosos, os jovens com deficiência mental, os jovens inseridos nos currículos alternativos e as utentes da Comunidade de Inserção Social de Esposende, o projecto pretende, através do trabalho com as plantas e com a natureza, que os participantes melhorarem e/ou recuperem competências emocionais, sociais, cognitivas e físicas.
As actividades desenvolvem-se na Quinta do Paiva, em Marinhas, sendo criados vários grupos de trabalho em função das diferentes características e interesses, potenciando-se a criação de actividades que permitam a eliminação de algumas barreiras sociais, físicas e psicológicas existentes.
Com base nos resultados alcançados, conclui-se que as actividades têm contribuído para o bem-estar físico e psíquico das pessoas envolvidas, verificando-se uma redução da ansiedade, stress e um aumento do sentido de pertença. A Horticultura Terapêutica tem também potenciado o aumento da auto-estima, a valorização pessoal, a aquisição de regras de trabalho em grupo, a aquisição de novos conhecimentos, o aumento da consciência ambiental e social, fomentando-se assim um aumento da qualidade de vida dos participantes.
Fonte: JN e Esposende Online
Descubra mais sobre Horticultura Terapêutica e Hortas Urbanas:
Projecto de Horticultura Terapêutica envolveu 3000 participantes
O que há de terapêutico na Horticultura? (em inglês)
Hortas Urbanas - Vídeo Terra Alerta da SIC
E exemplos menos positivos:
CRIL arrasa hortas sociais