Hugo Jorge - Psicologia & Counselling - Portugal, Australia, Moçambique
Formado em Psicologia. Life Coaching. Ludoterapia. Counselling. NOVA PAGINA www.hugojorge.com

21 Outubro 2007


Os animais de companhia proporcionam-nos muitas experiências positivas. Podem ser o nosso apoio quando nos sentimos tristes, mas também partilham a nossa alegria quando estamos contentes. Podem ser os nossos melhores amigos, os nossos “filhos”, uma extensão de nós mesmos (por exemplo, um cão guia ou de assistência, no caso de pessoas portadoras de deficiência) ou plenos membros da família.

Os laços emocionais que as pessoas estabelecem com os seus animais podem ser bastante profundos, uma vez que recebem destes algo que nem sempre recebem dos seus companheiros humanos: um amor incondicional, sem qualquer crítica ou julgamento.

Perder um animal de companhia, quer seja através da morte, desaparecimento ou outro tipo de separação involuntária, pode ser, para algumas pessoas, uma experiência de grande sofrimento. A profundidade dos sentimentos é muitas vezes inesperada, mas se pensarmos na amizade que se perde, os sentimentos de luto não são surpreendentes.

A vida, outrora preenchida com o amor e amizade do animal de companhia, pode inesperadamente parecer muito vazia.

A solidão e o isolamento, inerentes a este luto, podem aumentar devido à incompreensão dos outros. Desta forma muitas pessoas inibem-se de mostrar os seus sentimentos aquando da morte do seu animal de estimação com receio que possam ser ridicularizadas.

Actualmente, existe uma tendência crescente para aceitar e compreender os laços emocionais que as pessoas criam com os seus animais, assim como para disponibilizar apoio psicológico quando este mesmo laço emocional é quebrado.

Gostou de ler este artigo?
Sinta-se à vontade para partilhar a sua experiência. Envie-me um e-mail
publicado por Hugo Jorge às 15:36

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
15
19
20

23
26
27

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Analytics
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

27 seguidores

pesquisar
 
blogs SAPO