Hugo Jorge - Psicologia & Counselling - Portugal, Australia, Moçambique
Formado em Psicologia. Life Coaching. Ludoterapia. Counselling. NOVA PAGINA www.hugojorge.com

01 Dezembro 2009

Sem preservativo, é com a SIDA que fazes amor. Protege-te!

(Campanha Francesa)

 

A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

 

O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).

 

Mais informações na página da Roche

 

publicado por Hugo Jorge às 19:07

16 Novembro 2009

 

Descobri o trabalho de Thomas Gordon quando fiz a minha pós graduação em Counselling e Competências de Ajuda na Universidade Autónoma de Lisboa. 

 

Fiquei desde logo muito impressionado pela eficácia e grande utilidade. 

 

Sugiro a pais e mães a visita ao blog do Parent Effectiveness Training (em inglês) onde poderão colocar  questões e aprender algumas competências de comunicação que ajudam a melhorar as relações familiares.

publicado por Hugo Jorge às 06:16

10 Novembro 2009

O professor e psicólogo Eduardo Sá considerou hoje, em Coimbra, que é “impossível” promover a educação sem dizer “não”, desmistificando assim a ideia de que proferir aquela palavra “traumatiza as crianças”. 

 

“Aquela ideia, muito infeliz, de que as crianças se educam com pessoas boazinhas e que passa por se imaginar que dizer 'não' traumatiza as crianças é mentira”, afirmou o investigador, que lecciona na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

 

Eduardo Sá falava à agência Lusa no final dos trabalhos do encontro “De SIM e de NÃO se faz a Educação”, que decorreu sexta-feira e hoje em Coimbra, depois de ter proferido uma palestra intitulada “Eduquem-se uns aos outros”.

 

Organizado pela Fundação Bissaya Barreto, o encontro teve como ponto de partida “A violência infanto-juvenil em contexto escolar a par da emergência de um novo fenómeno: a violência de filhos contra os pais, em contexto familiar”.

 

“Eu acho que é impossível sermos felizes sem entretanto dizermos que não. Os pais e os professores bonzinhos são invariavelmente os maiores amigos dos bons pais e dos bons professores”, sublinhou o investigador da Universidade de Coimbra.

 

Para Jorge Felício, responsável pelo encontro e director do colégio da Fundação Bissaya Barreto, “os participantes vão mais preparados para terem a coragem de dizer sim quando têm de dizer sim e não quando têm de dizer não, porque em muitas situações é mais fácil dizermos que sim e deixar passar”.

 

Fonte: Destak

publicado por Hugo Jorge às 07:51

01 Novembro 2009

 

 

A rede social Facebook pode ser um "veneno" para as relações entre namorados e casais, criando ciúme e aumentando as tensões entre os participantes, revela um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Guelph, Canadá.

 

Segundo as autoras do estudo, duas estudantes de doutoramento, o Facebook pode provocar situações graves de ciúmes com o seu fluxo contínuo de informação sobre o que cada participante faz, de quem é amigo e em que fotos aparece.

 

"O Facebook permite o acesso a informação a que de outra forma não acederíamos e essa informação carece muitas vezes de contexto", disse à agência Efe Amy Muise, uma das autoras do estudo.

 

 Amy Muise salientou que as redes sociais estão a expor os seus participantes a mais "detonadores de ciúmes".

 

O estudo, que envolveu 308 estudantes universitários entre os 17 e 24 anos, mostrou que o Facebook pode conduzir a uma "espiral de desconfiança".

 

Um comentário banal sobre o perfil do seu parceiro feita por um contacto do sexo oposto pode levar um participante à suspeita e a acompanhar de perto a sua página do Facebook apenas para encontrar mais informações, fazendo com que se sinta ainda mais desconfiado e ciumento.

 

"Os sentimentos de insegurança sobre o parceiro podem causar comportamentos curiosos e o Facebook é o acesso fácil a essa informação", disse Muise.

 

Em muitos casos, o "espião" não pode mesmo controlar o que aparece no seu perfil ou não com suficiente rapidez.

 

Muise referiu que os psicólogos e sociólogos estão a começar a entender como as redes sociais afectam as relações pessoais, citando o caso de uma mulher que descobriu que o seu namorado tinha terminado a relação porque mudou o seu status no Facebook para "single".

 

Um grupo de cinco utilizadores do Facebook na Califórnia apresentou este mês uma acção contra a rede social, alegando que viola as leis de privacidade daquele estado ao divulgar informações pessoais sobre os seus participantes sem os informar devidamente.

 

Não é a primeira vez que o Facebook está a enfrentar queixas ou críticas pela forma como lida com dados privados, o que levou a empresa no início deste ano a alterar as suas regras de utilização, dando aos utilizadores mais controlo sobre a sua privacidade.

 

Fonte: DN

publicado por Hugo Jorge às 17:31

09 Setembro 2009

"Aprenda a ouvir pois as coisas falam por si mesmas"

 

Basho - poeta japonês do século XVII

publicado por Hugo Jorge às 04:25

04 Setembro 2009

Hoje à tarde, sentado numa esplanada com vista para o pôr do sol na baía de Maputo, acabei de ler este livro.

 

Maezumi Roshi é inspirador e exorta-nos a viver a viver a vida de uma forma completa e rica.

 

" Niguém pode viver a tua vida excepto tu. Niguém pode viver a minha vida excepto eu. Tu és responsável. Eu sou responsável."

 

E tu?

 

E continua "Não conseguimos ver que a nossa vida aqui, neste preciso momento, é nirvana. Provávelmente pensamos que nirvana é um local onde não existem problemas e desilusões. Pensamos que nirvana é um lugar muito belo, algo inatingível. Sempre pensamos que nirvana é algo muito diferente da nossa vida. Mas o que precisamos de entender é que é aqui mesmo, agora mesmo."

 

A eterna inquietação e insatisfação (estou além) cantada muito bem por José Mário Branco e António Variações.

 

Muito do sofrimento com que me deparo no consultório, através das histórias pessoais de cada indivíduo que procura ajuda junto de mim, resultam deste constante sentimento de insatisfação. Como se nada nunca estivesse totalmente certo. Como se sempre houvesse algo por preencher. Algo que falta. Alguém que falta. O trabalho certo. A pessoa certa. O local certo.

 

E se tudo que o que precisamos está aqui mesmo, agora mesmo. Nada em falta. 

 

Faz sentido?

 

Bom, apenas uma sugestão de leitura. 

 

Desejo-vos um bom fim de semana e apreciem a vossa vida.

publicado por Hugo Jorge às 18:01
tags: ,

10 Julho 2009

A minha amiga Patrícia Tomás de Maputo envia-me todos os dias um pensamento. Hoje ao abrir o e-mail descobri o seguinte:

 

"Quanto Mais Amor Temos, Tanto Mais Fácil Fazemos a Nossa Passagem Pelo Mundo."

 

Não sei quem é o autor, mas fez recordar-me uma das melhores descrições do que é o Amor, esse tema eternamente abordado.

 

"O amor é o maior presente que podemos dar a nós e aos outros."

 

Continue a ler aqui a descrição de Amor de Martine Batchelor.

publicado por Hugo Jorge às 10:56

16 Junho 2009

Elas são Marias, Eloás, Lúcias, Helenas, Carolinas, Cássias... Pertencem a diferentes classes sociais, níveis intelectuais, atividades profissionais, cores e raças...

 

Em comum têm apenas uma coisa: foram ou são agredidas por seus maridos ou namorados, pais ou padrastos de seus filhos...

 

Continue a ler aqui este artigo de Sâmara Jorge

publicado por Hugo Jorge às 13:11

12 Maio 2009

Lisboa, 12 Mai (Lusa) - A linha criada há um ano pela Associação Nacional de Professores (ANP) para apoiar vítimas de bullying (violência sobre alunos praticada pelos colegas) recebeu maioritariamente chamadas de mães e do distrito de Lisboa.

Durante o primeiro ano de funcionamento, em que teve um período experimental e alguns problemas técnicos para ultrapassar do ponto de vista operacional, a linha recebeu 10 contactos telefónicos, sendo a maioria (sete) feitos pelas mães das vítimas, seguindo-se os alunos que sofreram a agressão (dois), segundo dados facultados à agência Lusa pela equipa da Universidade Lusófona do Porto com que a ANP estabeleceu uma parceria.

Os contactos estabelecidos ocorreram não só para pedir apoio, mas também informação relacionada com este fenómeno.
 

Fonte: RTP

 

***

 

A notícia peca por não indicar o número. Aqui fica o contacto

 

Linha SOS Bullying (ANP) - 808968888

publicado por Hugo Jorge às 17:26

11 Maio 2009

The Guest House

This being human is a guest house.
Every morning a new arrival.

A joy, a depression, a meanness,
some momentary awareness comes
as an unexpected visitor.

Welcome and entertain them all!
Even if they're a crowd of sorrows,
who violently sweep your house
empty of its furniture,
still, treat each guest honorably.
He may be clearing you out
for some new delight.

The dark thought, the shame, the malice,
meet them at the door laughing,
and invite them in.

Be grateful for whoever comes,
because each has been sent
as a guide from beyond.

 

Rumi

publicado por Hugo Jorge às 19:57

Junho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
24

25
26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

27 seguidores

pesquisar
 
blogs SAPO